Mato Grosso, Sexta-Feira, 03 de Maio de 2024     
Novo Portal
Festival das Águas discute políticas públicas para o Pantanal
Festival das Águas discute políticas públicas para o Pantanal
14/11/2003 18:19:53
por Coordenadoria de Comunicação Social

Os participantes do Festival Ecológico Cultural das Águas reuniram-se nesta tarde no campus de Cáceres (Unemat) para discutir políticas públicas e o envolvimento da sociedade civil organizada. Na mesa-redonda Estratégias para participação popular na elaboração de políticas públicas para o Pantanal, o filósofo canadense Jean Pierre Leroy disse que numa democracia as mudanças dependem da articulação das forças sociais.


De acordo com Leroy da Fase (Federação de Órgãos para Assistência Social e Educacional) a base de qualquer política pública deve refletir os anseios de todos os segmentos representativos da população. “Uma reunião sobre o Pantanal envolvendo somente empresários, sem a presença de pescadores, por exemplo, não pode ser legítima”, avalia.


Ele diz que a propalada revolução do conhecimento e o conceito de modernidade se confundem nos dias atuais. “Hoje o plantador de soja encaixa-se melhor dentro de um modelo tradicional. A modernidade é representada pelo acúmulo de conhecimentos aplicáveis em benefício do homem”, revela, e acrescenta que a lógica de consumo da sociedade capitalista ignora as condições de vida da população.


Um fator presente também na lei que regulamenta os recursos hídricos no País. “A lei acaba atendendo a grupos econômicos e não se preocupa com a preservação recursos hídricos como deveria”, diz Toshio Mukai, professor da USP.


Para reverter esse quadro, Jean defende uma estratégia de mobilização das forças sociais e o fortalecimento da relação entre o campo e a cidade, universidades e empresários. “O que está em jogo é a forma como a sociedade vai definir sua atuação no processo de preservação do Pantanal e seu rico ecossistema”.

Salvar esta página   Imprimir notícia   Enviar notícia por e-mail Visitas: 24699 | Impressões: 139513
Compartilhar no Facebook

Notícias relacionadas

  • Nenhuma notícia relacionada